Jacques Lacan - Uma biografia intelectual
  Márcio Peter de Souza Leite • Oscar Cesarotto



ÍNDICE
• LACAN BIOGRAFADO
• O RETORNO A FREUD
   · Antes de Lacan  · A geografia & o destino  · O inconsciente ao sul do Equador
   · A peste pasteurizada  · Ortodoxia versus coisa freudiana
• ATRAVÉS DO ESPELHO
   · Lacan surrealista  · Lacan criminalista  · Vítima, não mártir
   · Lacan psicanalista  · Lacan lacaniano  · Lacan kleiniano  · Lacan filósofo
   · Lacan mestre  · Um por um: a política do grão de areia  · Lacan super-herói  · Mais, ainda
• A OBRA DE LACAN
   · Introdução às introduções  · O discurso lacaniano  · Lista cronológica das obras de Jacques Lacan


Resumo
Como fazer para encontrar Jacques Lacan por trás de tantas máscaras com as quais seu rosto se confunde?

O espelho, tema lacaniano fundamental, norteia cada interpretação que se queira dar de sua personalidade. Criando imagens múltiplas, não raro ambíguas, revela sempre alguma perspectiva bem mais interessante que qualquer fato que tenha sido a verdade de sua pessoa.

É desse Lacan camaleônico que fala este livro, da personagem revolucionária que corroeu os alicerces de muitos dos edifícios do saber, estremecendo as estruturas das instituições psicanalíticas.

Quem se aproximar dele querendo saber, seja leigo ou estudante, terá a oportunidade de conhecer as suas idéias e seu peculiar estilo. Para os leitores já iniciados em seu pensamento, será de grande utilidade a organização cronológica – completa – das suas obras, pela primeira vez em português.


Apresentação

Mais uma vez comparecem ao cenário psicanalítico brasileiro textos de Márcio Peter e Oscar Cesarotto. Autores, ambos, de vários livros, recriam neste trabalho idéias anteriormente elaboradas, e hoje mais amadurecidas.

Quase poderia dizer que a história da psicanálise lacaniana em São Paulo pode ser montada com base na produção, ora individual, ora comum, desses dois fecundos articuladores do pensar psicanalítico, por meio de seus artigos em jornais e revistas, seus livros, palestras, cursos, grupos de estudo, alimentados pela prática constante da escuta atenta que sedimenta sua fundamentação teórica.

Origens diferentes na formação dos autores permitem uma amálgama de boa liga. Vindo da psiquiatria, Márcio Peter tem sido exímio na precisão conceitual de uma psicopatologia arejada, especialmente no campo minado da psicose, onde não é fácil encontrar êmulos à altura.

Mais voltado à literatura e artes, Oscar Cesarotto debulha vasta cultura geral que fascina os assíduos ouvintes dos grupos de estudos, onde a psicanálise fica mais bonita num ensino vibrante e caloroso, brasileiro apesar do sotaque.

O que leva um analista a escrever e falar? Freud, ao balanço de um trem e nas conferências, lacan em seus escritos e seminários; de tanto ouvir, há que falar, escrever, produzir, fazer avançar a teorização, nesta máquina de moer significantes em que o analista foi transformado pela sua própria análise e que, uma vez posta em movimento, instaura o circuito fala-escuta-escrita, neste interminável moto-contínuo em que o ser de fala tenta escamotear a falta de ser.

Para quem escreve um psicanalista? Com certeza que para outros analistas que reduplicam o seu mesmo efeito de inércia da própria análise. Infelizmente, entre alguns lacanianos isto tem implicado que o destinatário seja necessariamente um membro da confraria, único capaz de devolver a mensagem de forma invertida, embora incestuosa, girando sempre em torno do próprio umbigo.

Os autores deste livro têm-se mostrado rebeldes a esta tradição, abrindo vários canais de interlocução com outros parentes psicanalíticos, sobretudo os kleinianos, com os quais o diálogo tem sido bilateral e enriquecedor. A psicanálise cresce com isto, e o público leitor continua na expectativa de que novos trabalhos como este venham brindar no desejo de saber. (Geraldino Alves Ferreira Neto)



Os autores
Márcio Peter de Souza Leite – Médico psiquiatra e psicanalista, membro da Associação Mundial de Psicanálise, diretor-geral da Escola Brasileira de Psicanálise-SP, professor do Instituto de Pesquisas em Psicanálise de São Paulo. Co-autor de Psicanálise – segunda visão (Brasiliense, 1984) com Oscar Cesarotto. Autor de O Deus odioso, o diabo amoroso (Escuta, 1991), A negação da falta (Relume Dumará, 1992) e Psicanálise Lacaniana – Cinco seminários para analistas kleinianos (Iluminuras, 2000)

Oscar Cesarotto – Psicanalista, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Co-autor de Jacques Lacan através do espelho (Brasiliense, 1985) com Márcio Peter de Souza Leite. Autor de Um affair freudiano (1989), No olho do Outro (1996), Contra natura - ensaios de psicanálise e antropologia surreal (1999) e organizador de Idéias de Lacan (1995), todos editados por esta Editora.


Editora Iluminuras • São Paulo • 2001
topo
voltar ao topo