Curso presencial - 1º semestre 2010
A Verwerfung:
Um novo modelo de introdução ao pensamento de Lacan
Inscrições abertas, clique aqui
PROFESSORES:
Ana Maria Ferraz da Silva é psicanalista e psicóloga, especialização em Teorias e Práticas Clinicas (PUC-SP), formação em psicanálise pelo IPP-SP, participação em grupo de estudo com dr. Marcio Peter, membro fundador e ex-coordenadora de Parcerias da Oficina de Psicanálise Lacaniana; coordenação de Núcleo da Conexão Lacaniana do Instituto Marcio Peter em 2010.
Angelino Bozzini é psicanalista e músico, bacharel em música pela Nordwestdeutsche Musikakademie, bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo, membro da seção clínica da Clipp. Integrante da Conexão Lacaniana/Instituto Marcio Peter em 2010.
Maria de Fátima Galindo é psicanalista, membro do Laboratório Jacques Lacan no Instituto de Psicologia USP e do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP) da Faculdade de Filosofia USP. Supervisora na Rede Clínica IPUSP no projeto "Apresentação Clínica". Formação em Psicanálise pela Escola Brasileira de Psicanálise (SP). Especialização em Psicologia Jurídica pelo Inst. Paulista de Psicologia (IPPESP). É psicóloga do Centro Especializado em Reabilitação Hospital Dr. Arnaldo Pezzutti Cavalcanti e tem experiência como perito judicial em Vara de Família na Comarca de SP. Particicipa grupo de estudos com Márcio Peter de Souza Leite. Coordenação de Núcleo da Conexão Lacaniana do Instituto Marcio Peter em 2010.
PROFESSORES CONVIDADOS:
Antonio Teixeira é psicanalista, médico-psiquiatra graduado pela UFMG e também professor; membro da Escola Brasileira de Psicanálise (MG) e da Associação Mundial de Psicanálise; mestre em Filosofia pela UFMG; doutor em Psychanalyse pela Université de Paris VIII; membro do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, do corpo editorial da revista Estudos Lacanianos e da revista Correio da EBP, também membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da Faculdade de Filosofia da USP; editor da revista Estudos Lacanianos; autor de inúmeros artigos e livros, entre eles "A soberania do inútil e outros ensaios de psicanálise e cultura", ed. Annablume, 2007; "Psicanálise e Filosofia - O futuro de um mal-estar" (org.), ed. Ópera Prima, 2000 e "O topos ético da psicanálise", ed. EDIPUCRS, 1999.
Christian Ingo Lenz Dunker é psicanalista, doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, com Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University. Autor de Lacan e a Clínica da Interpretação (Hacker, 1996) e o Cálculo Neurótico do Gozo (Escuta, 2002) além de diversos artigos e capítulos de livro em revistas científicas de diferentes países. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Atualmente é professor e Livre Docente pelo Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP.
Fani Hisgail é psicanalista, graduada em Psicologia, doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), professora pelo COGEAE da PUCP-SP, pesquisadora nas áreas de semiótica e psicanálise, mídia, cultura e psicopatologia da vida cotidiana. Autora de "Pedofilia - Um estudo psicanalítico", Iluminuras, 2007; "14 Conferências sobre Jacques Lacan", Escuta, 1989; "Biografia: Sintoma da Cultura", Hacker Editores, 1997 e "A ciência dos sonhos", Unimarco, 2000.
Mauro Mendes Dias é psicanalista, membro fundador da Escola de Psicanálise de Campinas, responsável pelo Seminário:"Fundamentos da clínica do psicanalista, pelas psicoses", no Centro Clínico Pinheiros (SP), iniciado em julho de 2009 até novembro de 2010, supervisor do Caps de Paulínia e pela Prefeitura de Campinas, coordenador da Seção clínica na Escola de Psicanálise de Campinas, coordenador do grupo de trabalho sobre as psicoses na Escola de Psicanálise de Campinas, integrante do grupo que coordena e realiza apresentação de pacientes no Hospital São João de Deus (SP), membro fundador do Núcleo de Direito e Psicanálise com sede na Universidade Federal do Paraná, Departamento de Pós graduação do curso de Direito; autor de "Moda, divina decadência" (ed Hacker), "Cadernos do Seminário: neuroses e depressão" (Vol I e II) - Ed. Instituto de Psiquiatria de Campinas; "Por causa do pior", em parceria com Dominique Fingermann, Ed. Iluminuras.
Ricardo Goldenberg é psicanalista, licenciado em psicologia pela Universidad de Buenos Aires, mestre em filosofia pela Universidade de São Paulo e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor de, entre outros, "Ensaio sobre a Moral de Freud", Ágalma, Salvador, 1994; "No Círculo Cínico ou, Caro Lacan, por que negar a psicanálise aos canalhas?", Relume-Dumará, Rio, 2002; "Política e Psicanálise", Zahar, Rio, 2006.
Inscrições abertas, clique aqui
voltar |